Nossas Metas





     SIAB - Sistema de Informação de Atenção Básica
O SIAB foi desenvolvido como instrumento gerencial dos Sistemas Locais de Saúde e incorporou em sua formulação conceitos como território, problema e responsabilidade sanitária, completamente inserido no contexto de reorganização do SUS no país, o que fez com que assumisse características distintas dos demais sistemas existentes.
O SIAB produz relatórios que auxiliam as próprias equipes, as unidades básicas de saúde às quais estão ligadas e os gestores municipais a acompanharem o trabalho e avaliarem a sua qualidade.
Os relatórios que o SIAB emite permitem conhecer a realidade sócio-sanitária da população acompanhada, avaliar a adequação dos serviços de saúde oferecidos e readequá-los, sempre que necessário - e, por fim, melhorar a qualidade dos serviços de saúde.
As equipes de saúde da Felippe Cardoso estão sendo instadas a melhorar os registros do SIAB, instrumento fundamental de análise da Rede de Atenção Primária de Saúde no Rio de Janeiro. Ao mesmo tempo em que temos que garantir a qualidade da informação está em plena fase de mudanças do prontuário eletrônico na AP 3.1 com a introdução do PRIME que se encontra em fase de implantação nas unidades. Na fase atual do processo estamos sujeitos a falhas dE registro, sendo necessário o preenchimento de dois instrumentos para que possamos acompanhar e avaliar a implantação do sistema PRIME.
Segue as tabelas com as duas fontes de dados os instrumentos de papel de levantamentos de dados do SIAB e a informação oferecida pelo prontuário eletrônico.



 Estratégias para Alcançar a Meta:
1)    ACS: Antes da consulta no Call Center verificar se o CPF do paciente já esta cadastrado.
2)    ACS: Atualizar os cadastros, atualizar as Ficha A e B impressas e as mesmas no sistema colocando dados como endereço, vinculando todas as famílias a equipe.
3)    O enfermeiro deverá semanalmente monitorar a atualização das fichas impressas e no sistema, ressaltando em planilha própria as principais pendências por família, morbidades, situações de vulnerabilidade. Mensalmente com a gerência.
4)    Médico, enfermeiro e dentista devem ressaltar a importância do CPF para completar o cadastro do paciente na hora da consulta ou VD.
5)    Somente em casos de urgência atender pessoas fora da área.
6)    Em casos que o cadastro não tenha migrado da área antiga, a equipe deverá comunicar a antiga equipe para desvincular a família da sua área para que possa ser inserida na área nova. Esta comunicação deverá ser feita diariamente pessoalmente e por email para que todos da equipe antiga tenham conhecimento das famílias que precisam ser desvinculadas a área.
7)    Em casos que a pessoa não tenha cadastro definitivo e venha a unidade para ser atendida. O ACS do Call Center deverá anotar os dados da família (documentos) e passar para o ACS responsável. O cadastro deverá ser atualizado no mesmo dia ou em até 5 dias.
Prazos: Julho: no mínimo 30% (60 cadastros) de cadastros atualizados no PRIME, Ficha A e B.
Agosto: No mínimo 60% (90 cadastros) de cadastros atualizados no PRIME, Ficha A e B
Setembro: no mínimo 90% (120 cadastros) de cadastros atualizados no PRIME, Ficha A e B



 Estratégias para Alcançar a Meta:
1)    A equipe deverá ter todas as suas consultas agendadas no sistema, médica, enfermeiro e dentista.
2)    A agenda no PRIME deverá ser replicada mensalmente pela equipe. 
3)    A equipe (médico, enfermeiro e dentista) deve organizar suas agendas de maneira que todos atendam demanda espontânea e programada.
Prazo:
Agosto, setembro e outubro
Monitoramento: Semanalmente pela gerência.

Estratégias  e responsáveis para Alcançar a Meta:
1)    A Equipe com 4.000 pessoas cadastradas deverá fazer 1.040 visitas em 3 meses, 358 por mês somando todos os integrantes da equipe.

2)   TODOS os membros da equipe deverão realizar visitas domiciliares semanalmente, colocar todos os registros no PRIME no mesmo dia.
Prazo: agosto, setembro e outubro.
Monitoramento: Dia 10, 20 e 30 de cada mês pela gerência, gerando relatório do PRIME e discutindo junto com o profissional seus dados no sistema.



 Estratégias para Alcançar a Meta:
1)    A equipe deverá realizar no mínimo 4 grupos por mês.
2)    Estão incluídos os grupos realizados em escolas, creches, igrejas e espaços fora da unidade.
3)    Cada grupo deverá ser lançado no sistema no mesmo dia que aconteceu, a equipe deverá escolher um responsável em cada grupo para esta ação.
4)    As equipes deverão realizar grupos mensais de: Planejamento Familiar, Saúde do Adulto (HA e DM), Gestantes, Crianças, Saúde na escola, Saúde da Mulher (entrega de preventivos), Escovação.
Prazo: agosto, setembro e outubro.
Monitoramento: Dia 10, 20 e 30 de cada mês pela gerência, gerando relatório do PRIME e discutindo junto com o profissional seus dados no sistema.



 Estratégias para Alcançar a Meta:
1)    Distribuir por equipe ou para cada preceptor uma carteira de serviços impressa para que cada uma possa colocar as ações que já realizam.
2)    Analisar por equipe o que falta em cada equipe para atingir a meta.
3)    Realizar treinamento em serviço com os RTs com médicos e enfermeiros que precisarem.
4)    Analisar se na unidade tem material para realizar todos os procedimentos necessários.
Monitoramento: Mensalmente todo dia 25 de cada mês pela gerência.


Estratégias para Alcançar a Meta:
1)    Fazer levantamento do numero de mulheres cadastradas dentro da faixa etária, relatório do PRIME .
2)    A equipe deverá organizar a sua vigilância em saúde dos grupos programados, através de planilha com nome, idade, data do último exame. O relatório da variável 3 já esta fornecendo estes dados.
3)    Inserir no sistema em exames complementares o resultado do exame de preventivo de todas as mulheres dentro da faixa etária que já realizaram o exame na unidade nos últimos 3 anos.
4)    Nas visitas domiciliares o ACS deverá fazer a busca ativa de todas as mulheres dentro da faixa etária e anotar o resultado e data do último exame.
Prazo 10% das mulheres (90 mulheres) em agosto, 10% das mulheres ( 90 mulheres) em setembro e 10% das mulheres ( 90 mulheres) em outubro.
Monitoramento: Dia 10, 20 e 30 de cada mês pela gerência, gerando relatório do PRIME e discutindo junto com o profissional seus dados no sistema.

Estratégias para Alcançar a Meta:
1)    Planilha nominal com todos os diabéticos da equipe separada por microárea, data da última consulta com enfermeiro ou médico da equipe e se fazem uso de insulina. O relatório da variável 3 já fornece este dado.
2)    Médico e enfermeiro inserir Linha de Cuidado para todos os diabéticos da área no Sistema.
3)    Os ACS deverão sinalizar como doença referida no cadastro e depois atualizar as fichas B no sistema.
4)    Planejar consultas do médico e da enfermeira para o mesmo dia e atualizar as fichas B dos diabéticos de difícil acesso em casa, para os próximos 4 meses.
Prazo: agosto, setembro e outubro
Monitoramento: Dia 10, 20 e 30 de cada mês pela gerência, gerando relatório do PRIME e discutindo junto com o profissional seus dados no sistema.


 Estratégias para Alcançar a Meta:
1) Planilha nominal com todos os hipertensos da equipe separada por microárea, data da última consulta com enfermeiro ou médico da equipe e valor da PA. O relatório da variável 3 já fornece este dado.
2) Médico e enfermeiro inserir Linha de Cuidado para todos os hipertensos da área no Sistema.
3) Os ACS deverão sinalizar como doença referida no cadastro e depois atualizar as fichas B no sistema
4) Registrar o valor da PA de todos os hipertensos que participarem de grupo, consultas ou estiverem na unidade.
5) Cada técnico de enfermagem irá registrar o valor da PA de seus cadastrados na Clínica ou em VD. A partir de agosto.
Prazo: agosto, setembro e outubro.
Monitoramento: Dia 10, 20 e 30 de cada mês pela gerência, gerando relatório do PRIME e discutindo junto com o profissional seus dados no sistema.


Estratégias para Alcançar a Meta:
1) Planilha nominal com todas as crianças de até 2 anos da equipe separada por microárea, data da última consulta com enfermeiro ou médico da equipe, data da participação do último grupo, cartão espelho de vacina na unidade. O relatório da variável 3 já fornece este dado.
2) Médico e enfermeiro inserir Linha de Cuidado para todas as crianças da área no Sistema.
3) Técnicos de enfermagem: TODAS as crianças deverão ter seu cartão espelho na equipe e uma cópia grampeada na ficha C para que seja atualizado na visita pelo ACS junto com atualização da Ficha .  
4) Técnico, enfermeiro e médico:  Atualizar todos os cartões espelhos no sistema durante a consulta de puericultura.
Prazo: 31 de agosto 70% dos cartões dos menores de 2 anos no PRIME, com base na quantidade de crianças informadas pela equipe no ultimo SIAB.
Monitoramento: Dia 10, 20 e 30 de cada mês pela gerência, gerando relatório do PRIME e discutindo junto com o profissional seus dados no sistema.



 Estratégias para Alcançar a Meta:
1) Planilha nominal com todas as crianças de 2 a 6 anos da equipe separada por microárea, cartão espelho de vacina na unidade.
2) Médico e enfermeiro inserir Linha de Cuidado para todas as crianças da área no Sistema.
3) Técnicos de enfermagem: TODAS as crianças deverão ter seu cartão espelho na equipe e uma cópia grampeada na ficha C para que seja atualizado na visita pelo ACS. 
4) Técnico, enfermeiro e médico:  Atualizar todos os cartões espelhos no sistema
5) Se necessário fazer mutirão de atualização no sistema de cartão espelho num sábado.
Prazo: 30% das crianças em setembro e  25% em outubro.
Monitoramento: Dia 10, 20 e 30 de cada mês pela gerência, gerando relatório do PRIME e discutindo junto com o profissional seus dados no sistema.



Estratégias para Alcançar a Meta:
1) Planilha nominal com todos as gestantes da equipe, data da última consulta com enfermeiro ou médico, valor de exames.
2) Todas mulheres com exame de TIG positivo deverão ter sua consulta agendada de pré-natal para no máximo 1 semana.
3) Médico e enfermeiro inserir na Linha de Cuidado para todas as gestantes da área no Sistema.
4) Atualizar todos os cadastros das gestantes e fichas B no sistema ( 100% por mês)

Prazo: agosto, setembro e outubro
Monitoramento: Dia 10, 20 e 30 de cada mês pela gerência, gerando relatório do PRIME e discutindo junto com o profissional seus dados no sistema.


Estratégias para Alcançar a Meta:
1) Incluir na planilha nominal de crianças até 2 anos da equipe, DN,  data da última consulta com enfermeiro ou médico da equipe, data da participação do último grupo, cartão espelho de vacina na unidade. . O relatório da variável 3 já fornece este dado.
2) Cadastrar a criança no mês que ela nasceu, atualizar ficha A e fichas B no sistema.
3) Médico e enfermeiro inserir Linha de Cuidado para todas crianças da área no Sistema
4) Registrar de maneira correta consulta de puericultura.
Prazo: agosot, setembro e outubro
Monitoramento: Dia 10, 20 e 30 de cada mês pela gerência, gerando relatório do PRIME e discutindo junto com o profissional seus dados no sistema. 


  
Estratégias para Alcançar a Meta:
1) Todas as guias de referência deverão ser impressas pelo sistema.
2) A equipe deverá fazer uma lista nominal dos pacientes que foram encaminhados a atenção secundária, data de solicitação e data de liberação.
Prazo: agosto e setembro.
Monitoramento: Dia 10, 20 e 30 de cada mês pela gerência, gerando relatório do PRIME e discutindo junto com o profissional seus dados no sistema.

Estratégias para Alcançar a Meta:
1) Verificar hoje a nossa taxa de absenteísmo com a CAP
2) relatório gerado pelo SISREG.
Prazo: 31 de julho.
Monitoramento: mensalmente pelo SISREG












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