COMO EU FAÇO

GRUPO DE TERAPIA GLOBAL DA CFFC


Devido a demanda apresentada pela população idosa com dores crônicas, cansaço físico e vocal, ansiedade e estresse, incluindo o sedentarismo, o NASF idealizou um grupo de atendimento com diversas atividades para amenizar essas queixas,  atuando assim  na prevenção de doenças , melhorando a qualidade de vida , elevando a auto-estima, reduzindo agravos e  criando um bem estar global.  Possibilitando  atuar na prevenção de agravos e promoção de saúde.

Diante desse cenário as profissionais: Marylim Freitas (Fisioterapeuta NASF),  Conceição Alkmim (Fonoaudióloga NASF), Gabriela Moreira (Professora do Programa Academia Carioca e NASF) e Ana Paula  Oliveira (Agente Comunitária de Saúde da Equipe Cascatinha/CFFC). Outras agentes comunitárias da Clínica da Família Felippe Cardoso, que foram treinadas pela terapeuta Esmeralda Correa, na técnica de auriculoterapia também participam deste grupo.

Tal iniciativa deu muito certo. As equipes aderiram e encaminharam pacientes para o grupo. A princípio desconfiados, os usuários chegavam ao grupo para "conhecer e testar" as práticas alternativas e complementares. Diante do excelente acolhimento recebido das multiprofissionais, que além dos procedimentos ofereceram também preciosos esclarecimentos do que podiam esperar dessas terapias, foi formada uma parceria que gerou um compromisso entre todos principalmente em relação a regularidade ao tratamento.

atividades ao ar livre

O bom desempenho do grupo gerou planos terapêuticos  com atividades que possibiitou minimizar estresse, ansiedade, dores musculares, corporais e vocais, bem como  exercícios  para uma boa respiração e deglutição, resignificando a vida do usuário de maneira holística.
Que resultou numa boa adesão dos usuários, com depoimento de dores minimizadas,  melhora do sono,  menor ansiedade, elevando assim auto-estima  e retorno com qualidade ao convívio  social.

Como acontece? São  realizados dois grupos , às 4ª feiras, no período de 9:00 às 12:00 H, atualmente com 40 usuários.

O que é oferecido?  Os seguintes procedimentos : Roda de conversa, exercícios para respiração, relaxamento, alongamento, atividade recreativas, higiene vocal, exercícios oromiofuncionais, práticas Integrativas e Complementares com massagem e auriculoterapia, atividades extra muro, principalmente no alto da Igreja da Penha.

Quem pode participar? Além de usuários das 13 equipes da CF Felippe Cardoso, o grupo também "Cuida de quem Cuida", ou seja, atende também os profissionais da unidade.
Este grupo - Cuidando de Quem Cuida - idealizado pela agente comunitária Ana Paula, deu origem ao exitoso Grupo de Terapia Global.

educadora física Gabriela Moreira - da Academia Carioca e do NASF

Fisioterapeuta Mel - NASF CFFC


Fonoaudióloga Conceição - NASF CFFC

ACS Ana Paula - CFFC


Recursos materiais necessários: Sala/Auditório, maca,  insumos para Auriculoterapia (semente de mostarda, placa de acrílico, micropore, pinça anatômica, boleador), material para melhorar a qualidade vocal, reduzir tensão mandibular e uma boa deglutição (garrote grosso, balão, língua de sogra,  canudo fino), apostila com exercícios  oromiofuncionais , caderno e caneta.

CONCLUSÃO: Considerando que as diversas ações desenvolvidas , demonstra a importância do  trabalho em Equipe Multidisciplinar , reunindo vários saberes, tendo como resultado  a melhoria da qualidade de vida do usuário  de forma humanizada.


atividade extra muro








Esmeralda Correa - Práticas Integrativas e Complementares da SMS




massagista - Esmeralda Correa

Cuidando de quem cuida- profissionais da CFFC

cuidando de quem cuida - enfermeira Carolina

Cuidando de quem Cuida - Celina equipe de Limpeza
























0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Nossa Senhora da Penha, 42 - Penha - Rio de Janeiro - RJ

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 19h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3977-7661 / (21) 98464-0393

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...