terça-feira, 28 de outubro de 2014

DVS/AP 3.1 CAPACITA PROFISSIONAIS EM CASO DE SUSPEITA DE CONTAMINAÇÃO PELO VÍRUS EBOLA

Neste dia, 24 de outubro, profissionais e a diretora da Divisão de Vigilância em Saúde da CAP 3.1, Marina Braga,  realizaram um treinamento sobre o manejo correto de doentes com suspeita de contaminação pelo vírus EBOLA por parte dos profissionais de saúde - segundo o protocolo da SMS.

Foram convidados representantes de todas as unidades de saúde da AP 3.1, incluindo UPAS, Hospitais Federais, Municipais e Estaduais.
 
O treinamento foi ministrado pelas enfermeiras: Emily, Lívia, Janine e Marina da DVS-AP 3.1.

Os profissionais de saúde têm sido frequentemente expostos ao vírus ao cuidar de pacientes com Ebola na África. Isso acontece quando eles não usam adequadamente equipamentos de proteção individual, como luvas e máscaras. Os profissionais de saúde devem seguir rigorosamente as precauções de controle de infecção recomendados. Além dos cuidados usuais, os trabalhadores de saúde devem aplicar estritamente as medidas de controle de infecção para evitar a exposição a sangue infectado, fluidos ou ambientes e objetos contaminados - como a roupa suja de um paciente ou agulhas usadas. 

É recomendado o uso de equipamentos de proteção individual, tais como aventais, luvas, botas, máscaras e óculos de proteção ou protetores faciais; não devem reutilizar equipamentos ou roupas de proteção, a menos que tenham sido devidamente desinfectados; devem trocar as luvas ao passar de um paciente para outro.

Procedimentos invasivos que podem expor os médicos, enfermeiros e outros à infecção devem ser realizado sob estritas condições de segurança. 

Os pacientes infectados devem ser mantidos separados dos outros pacientes e pessoas saudáveis, tanto quanto possível. A dificuldade de manter esses padrões adequados nos serviços de saúde dos países africanos acometidos tem propiciado a infecção em profissionais de saúde.

Todos os presentes puderam esclarecer dúvidas e observar a forma correta de utilização de toda equipagem e desequipagem da vestimenta de segurança.

As unidades de saúde da SMS receberam  kits com os equipamentos de proteção individual.


OBS: No dia 08/08/2014 a Organização Mundial de Saúde declarou a situação 
da Epidemia pelo vírus Ebola como Emergência de Saúde Pública de 
Importância Internacional. 



equipagem da vestimenta de proteção










kits

























0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Nossa Senhora da Penha, 42 - Penha - Rio de Janeiro - RJ

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 19h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3977-7661 / (21) 98464-0393

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...