segunda-feira, 16 de setembro de 2013

MAIS UM DIA DE TEMPO SECO NO RIO DE JANEIRO

A manhã de segunda feira, 16 de setembro começou com mais um dia ensolarado e seco na área do Complexo da Penha - RJ.

Os termômetros voltaram a subir e o mesmo cenário de todos os verões se repete mais uma vez; só que antes da chegada da primavera  - a baixa umidade, combinada à poluição das grandes cidades, prejudica a saúde da população. A boa notícia é que é possível amenizar a situação com algumas dicas que podem ser incorporadas no dia-a-dia.

Alguns cuidados devem ser tomados, especialmente por crianças, idosos e doentes crônicos, que são mais suscetíveis a doenças.

Nesta época do ano, sintomas como problemas respiratórios, ardência e ressecamento dos olhos, boca e nariz, são bastante comuns. Com o ar mais seco, as vias aéreas são diretamente afetadas, facilitando a entrada de vírus e bactérias. Então, é preciso se prevenir e evitar fatores de risco.

A explicação para os sintomas é que, como o tempo seco, os ácaros, o enxofre que sai dos escapamentos dos carros e a poeira ficam em suspensão no ar e são inalados pelas pessoas, trazendo os problemas respiratórios e dando origem a infecções.

 Beber muita água.  Principalmente para as crianças, é bom que seja dado um copo pequeno de água a cada hora. Para mães que estão amamentando a indicação é a mesma.
2. Lavar o nariz com soro fisiológico. De acordo com os especialistas, esta é uma prática que se mostrou bastante eficaz para hidratar as vias nasais. Pode usar umas seis vezes por dia, no mínimo. Quanto menor a criança, maior a obstrução dos canais nasais, por isso, maior a preocupação.
3. Usar colírio ou soro fisiológico nos olhos com frequência. Apesar das crianças não sofrerem tanto com os olhos secos, a poluição pode prejudicá-los. Use colírio ou soro fisiológico para limpá-los.
4. Passar hidratantes apropriados na pele. A pele das crianças também resseca durante o tempo seco, por isso os especialistas aprovam o uso de hidratantes especiais, principalmente nas extremidades – como cotovelos e joelhos – que tendem a ficar mais secas.
5. Evitar passeios e esportes ao ar livre. Apesar do sol fazer bem para os bebês, este tempo não é indicado para levá-los para fora de casa. Quando a umidade fica abaixo de 30%, é melhor manter as crianças em ambientes com a umidade controlada.
6. Manter os ambientes umidificados e evitar o uso de ar condicionado. Os especialistas explicam que atitudes simples, como deixar uma bacia com água no quarto da criança ou colocar toalhas molhadas nas extremidades de janelas e portas, faz diferença na umidificação do ambiente.
 7. Limpar e desligar os umidificadores na hora certa. Os umidificadores são bastante eficazes, mas não podem ficar ligados a noite inteira. Se o ar está úmido demais, pode criar bolor na parede. Além disso, é de extrema importância que o aparelho seja limpo com cloro pois tende a criar fungos e bolores, algo que também faz mal para as vias respiratórias da criança.
Imagem do Complexo da Penha - RJ - 16.09.2013








0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Nossa Senhora da Penha, 42 - Penha - Rio de Janeiro - RJ

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 19h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3977-7661 / (21) 98464-0393

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...