quinta-feira, 29 de agosto de 2013

PROTAGONISMO JUVENIL - VÁRIAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE MENTAL, SOCIAL E FÍSICA

                             

O público pré-adolescente encontra-se numa fase de transição: não são mais crianças, porém não são adultos. As mudanças biológicas e fisiológicas decorrentes do processo da puberdade são recebidas de várias formas tanto nos meninos como nas meninas.

Normalmente, essas transformações não são bem aceitas ou incomodam muito os jovenzinhos, deixando-os mais tímidos.

Nos meninos, as mudanças mais evidentes são o nascimento de pêlos pretos pelo corpo, o timbre da voz que engrossa e desafina, o crescimento acelerado do corpo – chamado de fase do estirão, o aumento da massa muscular, cravos e espinhas apontando no rosto e a primeira ejaculação do pênis.

Nas meninas também acontece o aparecimento dos pelos, o crescimento dos seios, o alargamento dos quadris, o surgimento de cravos e espinhas e a menarca - primeira menstruação ocorrida.

Na verdade, esse período de mutação é o que caracteriza o desenvolvimento do corpo humano para a fecundação, indicando que estas poderão engravidar se mantiverem relações sexuais. Isso não quer dizer que a atividade sexual deva se iniciar nessa fase, pois estes ainda não possuem estruturas físicas nem emocionais para se tornarem pais. Mas essas mudanças são necessárias e acontecem como forma de preparar o corpo e a mente por mais alguns anos, até que a reprodução possa acontecer sem prejudicar o jovem e seu corpo.

Após essas transformações, se tornam mais centrados, mais envolvidos com as coisas dos adultos, vão percebendo e querendo participar de atividades que antes não faziam e não tinham interesse. É a ponte para o mundo dos adultos, onde sua percepção ao mundo que o cerca. O seu pensamento se modifica, tornando o jovem mais amadurecido.

Tudo isso ocorre em corpos ainda  tão frágeis e infantis que assustam pais e filhos.

Esta descoberta, associada aos estímulos hormonais, que estão a pleno vapor, acentuam o impulso sexual e favorecem o interesse pelo sexo. Tanto no sentido de conquistar parceiros, ficar e namorar, como em relação às descobertas das sensações sexuais por meio da masturbação e de carícias, etc.

É preciso falar abertamente sobre esses e outros assuntos com os jovens e seus responsáveis.

Esse "papo aberto" precisa é deve ser conduzido com bastante critério e cuidado porque o objetivo dos profissionais de saúde é o de criar vínculo com esses jovens e através de ações lúdicas e interessantes informar sobre os cuidados necessários,  consequências indesejadas, tratamentos, terapias, etc.

Na Clínica da Família ocorrem vários grupos e atividades destinadas ao público juvenil que tem obtido êxito em interagir com esses jovens e com ótimos resultados no cuidado de todos eles.


PALESTRA SOBRE BULLYNG NO CIEP GREGÓRIO BEZERRA
 COM PROFISSIONAIS DA UNIDADE E 
ACADÊMICAS DA ESCOLA DE ENFERMAGEM
 ANNA NERY/UFRJ





















TELECINE PIPOCA - ACOLHENDO PAIS E FILHOS









GRUPO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE CORPORAL
PARA PRÉ-ADOLESCENTES












PALESTRA SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL






PROJETO LER É 10














TELECINE PIPOCA





ARTE EDUCAÇÃO




0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Nossa Senhora da Penha, 42 - Penha - Rio de Janeiro - RJ

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 19h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3977-7661 / (21) 98464-0393

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...