quinta-feira, 29 de agosto de 2013

MELHOR VÍDEO - "DO PRÉ-NATAL AO CEGONHA CARIOCA"




MELHOR VIDEO – “DO PRÉ-NATAL AO CEGONHA CARIOCA”

Quando eu comecei a pensar na produção de um vídeo para o III Concurso de Blogueiros do Saúde da Família – 2013, me veio a mente o tema: do “Pré-natal ao Cegonha Carioca”,  queria fazer um comercial desse programa, que ao meu ver, como agente comunitário de saúde, é algo simplesmente maravilhoso. Sou testemunha das histórias de sucesso de muitas mães da minha equipe Cascatinha acolhidas na Clínica Felippe Cardoso por esse Programa.

Meu intuito era de fazer algo que ainda não havia sido feito aqui na unidade. Queria mostrar todo o processo: do acompanhamento de uma gestante durante as consultas e exames do pré-natal, visita a maternidade, até o momento mais sublime – o nascimento de seu bebê de forma humanizada.

Sou morador a muitos anos do complexo da Penha e as mulheres que aqui residiam sempre fizeram o seu pré-natal no Posto de Saúde XI – Policlínica José Paranhos Fontenelle em Olaria, que fica muito distante da Vila Cascatinha no Complexo da Penha.

Quando em 2010, foi inaugurada a Clínica da Família Felippe Cardoso, os serviços de saúde ficaram muito mais acessíveis para nossa comunidade. Enfim, o poder público oferecia serviços de qualidade para nossa população e entre eles estava o Cegonha Carioca - que é voltado para as gestantes da cidade do RJ.

Achei muito interessante esse serviço, pois o objetivo desse Programa é o de reduzir a mortalidade materna infantil e incentivar a realização do pré-natal, pois aqui na Penha havia mortalidade infantil de mulheres que não faziam o seu pré-natal de maneira adequada.

Então, como Agente Comunitário de Saúde da equipe Cascatinha resolvi fazer um convite a uma das gestantes de minha microárea, a Sra. Viviane Cristina Horçay e seu esposo, para que participassem desse projeto.

No inicio ela não gostou muito da ideia de fotografar e filmar mais informei que era um pequeno filme sem fins lucrativos, uma experiência para ser publicada no blog da clínica e aos poucos ela foi aceitando a ideia. 
Sentei e comecei a escrever o roteiro.

Conversei também com os demais profissionais da minha equipe, pois também queria mostrar nosso trabalho de acolhimento junto as gestantes: as consultas, os grupos, procedimentos, etc. e obtive essa parceria.
Os gerentes da clinica, Leandro e Letícia, da mesma forma me auxiliaram nessa intenção.   
Assim nasceu esse vídeo. Através de uma ideia e grandes parcerias, conseguimos retratar a história real de uma gestante acompanhada na clínica.

Estávamos torcendo para que o bebê nascesse antes do encerramento das inscrições do concurso para que fosse incluído no vídeo e, para nossa grande surpresa e alegria, no final da tarde do sábado, 24 de agosto, quando chegava em minha  casa por volta das 17 horas - estava cobrindo a campanha de atualização das cadernetas de vacinas na clínica para o blog -  soube que Viviane estava tendo contrações. Fui até a sua residência a fim de auxiliar, verifiquei que seria preciso acionar a Central de atendimento do Programa Cegonha Carioca. De imediato, ligamos e em pouco tempo a equipe chegou para atender a gestante.

Nesse pré-atendimento os profissionais resolveram conduzi-la para a Maternidade Fernando Magalhães, pois, Viviane já estava em adiantado trabalho de parto.

O bebê Isabella Vitória Horçay, nasceu com 3.980 quilos e 53 cm às 19h30minutos, saudável e linda de viver.

Fiquei imensamente feliz em ter acompanhado Viviane até o final de sua gravidez.

Assim que Viviane e o bebê tiveram alta realizei a primeira visita domiciliar a puérpera.

Esse vídeo será um marco na história da nossa Clínica, tenho certeza.     

Depoimento do ACS – Sílvio Roberto
Equipe Cascatinha – Clínica da Família Felippe Cardoso.



Sra. Sra. Viviane passando pelo acolhimento da equipe.

Consulta de Prè-natal - Sra. Viviane sendo atendida pela médica residente - Dra. Ana Paula (R2)

Procedimentos.
Aferimento de PA.
                                 
Consulta de Pré-natal - Dra. Cristina (R1)
...escutando o coração do bebê.

... Indo visitar a maternidade com seu esposo Sr. Ancelmo.

... o casal ganhou um enxoval completo do "Cegonha Carioca".

...contrações finais.

... ambulância do Programa Cegonha Carioca chega para mais um atendimento.

 
... dia 24 de agosto nasce a pequena Isabella Vitoria Horçay Oliveira Feliciano.
... de gestante a puérpera.
                                                                                            

      

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Nossa Senhora da Penha, 42 - Penha - Rio de Janeiro - RJ

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 19h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3977-7661 / (21) 98464-0393

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...