quarta-feira, 28 de agosto de 2013

INTEGRAÇÃO ENSINO - SERVIÇO - COMUNIDADE NA CF FELIPPE CARDOSO



A ideia do Distrito Escola semeada pela Secretaria Municipal de Saúde nas Universidades, visa integrar ensino e serviços  de saúde junto à comunidade. 

Neste âmbito, a Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ se compromissou, seguindo as Diretrizes Curriculares Nacionais e iniciou há alguns anos a inserção de alunos da graduação de vários cursos na Rede de saúde do Município do Rio de Janeiro.

Há dois anos, a UFRJ iniciou uma parceria de estágios e práticas com os alunos do internato da Faculdade de Medicina na Clínica da Família Felippe Cardoso, sendo que neste ano de 2013, ampliou-se com a inserção de alunos de Senhorato, alunos de Fisioterapia e o 3º período de Medicina com a disciplina Atenção Integral à Saúde (AIS).

A participação dos alunos do AIS visa conhecer a Estratégia de Saúde de Família, a interdisciplinaridade e a intersetorialidade.

Os alunos trabalham com o conceito ampliado de saúde e interdisciplinaridade, acompanham os agentes comunitários, odontólogos, enfermeiros e médicos na sua prática diária na clínica de família, participando das visitas domiciliares, das atividades de grupo, da educação em saúde, etc.

Esses acadêmicos são supervisionados por professores tutores que realizam encontros semanais, acompanham a rotina da prática e mediam toda a preceptoria com os profissionais da clínica.

Sendo assim, podem observar a prática com um conteúdo teórico básico e ao fim de cada prática são instigados a refletir sobre a mesma e a ir buscar os referenciais teóricos que alicerçaram a prática observada, desta forma, vão construindo um sólido conhecimento do SUS, de Políticas Públicas de Saúde e da Atenção Primária.














0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Nossa Senhora da Penha, 42 - Penha - Rio de Janeiro - RJ

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 19h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3977-7661 / (21) 98464-0393

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...