quinta-feira, 11 de outubro de 2012

FAMÍLIAS CUIDANDO DE FAMÍLIAS NA ESF


FAMÍLIAS CUIDANDO DE FAMÍLIAS

Um grande número de doenças que acometem os indivíduos é evitável por ações preventivas já conhecidas e comprovadamente eficazes.

Os profissionais das equipes de saúde da família vão até os domicílios das pessoas para reconhecer os principais problemas, evitando o deslocamento desnecessário às Unidades de Saúde e, juntos, procuram as melhores soluções para enfrentar os desafios locais que possam determinar os problemas de saúde, antes que eles se instalem de modo mais grave.

Principalmente os agentes comunitários de saúde, são cidadãos da própria comunidade treinados para realizar visitas domiciliares e orientar as famílias.

Dessa forma, as equipes de saúde da família compostas por profissionais: médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentista e auxiliar de consultório dentário, cumprem seu papel tanto na unidade de saúde, quanto no domicílio, estabelecendo o vínculo de corresponsabilidade com as famílias e facilitando a identificação.

Tais profissionais favorecem o ato de cuidar, prestam uma assistência diferenciada, olham o indivíduo como um todo e priorizam as ações de promoção de saúde numa relação de confiança, de atenção e de respeito. Esta relação fortalece o vínculo e o envolvimento entre profissionais e usuários favorecendo o ato de cuidar.
Em muitas unidades de saúde, familiares com vínculos consanguíneos trabalham lado a lado cuidando com compromisso e profissionalismo da população. 

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Nossa Senhora da Penha, 42 - Penha - Rio de Janeiro - RJ

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 19h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3977-7661 / (21) 98464-0393

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...