terça-feira, 16 de outubro de 2012

16 DE OUTUBRO - DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

O Dia Mundial da Alimentação é celebrado no dia 16 de outubro de cada ano para comemorar a criação em 1945 da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). O objetivo do Dia Mundial da Alimentação é conscientizar o conjunto da humanidade sobre a difícil situação que enfrentam as pessoas que passam fome e estão desnutridas, e promover em todo o mundo a participação da população na luta contra a fome. Todos os anos, mais de 150 países celebram este evento. Nos Estados Unidos, 450 organizações voluntárias nacionais e privadas patrocinam o Dia Mundial da Alimentação e em quase todas as comunidades existem grupos locais que participam ativamente. Durante o Dia Mundial da Alimentação, celebrado pela primeira vez em 1981, ressalta-se cada ano um tema em que se focalizam todas as atividades.
Os alimentos são essenciais na nossa vida. Eles são responsáveis pela construção, manutenção e funcionamento do nosso corpo.

Os alimentos podem ser divididos em três grupos principais:

1. Alimentos energéticos: fornecem a energia para o corpo se movimentar, trabalhar e realizar as actividades do dia a dia. São os alimentos que contêm hidratos de carbono e gorduras. Alguns exemplos são: óleo, azeite, pão, massa, açúcar, e mel.

2. Alimentos construtores: são ricos em proteína, ferro e cálcio, e sã
o responsáveis pela manutenção e pela construção do corpo. Também formam as hormonas, as enzimas e os anticorpos. Exemplos: leites e derivados, carne, peixe.
3. Alimentos reguladores: Com vitaminas, minerais e fibras, são responsáveis pelo funcionamento do corpo. Entre as suas tarefas estão o facilitar da digestão, aumentar a resistência às infecções, proteger a pele, a visão e os dentes. Exemplos: frutas, verduras e legumes. Dentro dos grupos dos alimentos reguladores encontramos as vitaminas e os sais minerais.

Além de todos esses alimentos e nutrientes, não podemos esquecer a água. A água é essencial para o corpo. É tão importante que constitui cerca de 70% do nosso peso. Até os nossos ossos têm água, e tudo aquilo que comemos, dos animais aos vegetais. Verduras e legumes são especialmente ricos em água e sais minerais. Algumas frutas, como o melão e a melancia, têm quase 90% de água!

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Nossa Senhora da Penha, 42 - Penha - Rio de Janeiro - RJ

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 19h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3977-7661 / (21) 98464-0393

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...