terça-feira, 7 de agosto de 2012

Avaliadores do PMAQ - Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica avalia a CF Felippe Cardoso

Neste dia, 06 de agosto, a Família Felippe Cardoso, recebeu a visita de um  grupos de avaliadores do PMAQ. 
Durante a visita os avaliadores conversam com os gestores locais, entrevistam profissionais das equipes,  usuários e analisam as instalações físicas a fim de conceituarem os processos de trabalho e acolhimento.
O Programa busca induzir a ampliação do acesso e a melhoria da atenção básica, com a garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde no Brasil inteiro.

"O PMAQ - Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica é um Programa que procura induzir a instituição de processos que ampliem a capacidade das gestões federal, estaduais e municipais, além das equipes de Atenção Básica, em ofertarem serviços que assegurem maior acesso e qualidade, de acordo com as necessidades concretas da população.
Busca induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde em todo o Brasil.
O PMAQ está organizado em quatro fases que se complementam e que conformam um ciclo continuo de melhoria do acesso e da qualidade da AB (Adesão e Contratualização; Desenvolvimento; Avaliação Externa; e Recontratualização).
A primeira fase do PMAQ consiste na etapa formal de adesão ao Programa, mediante a contratualização de compromissos e indicadores a serem firmados entre as Equipes de Atenção Básica com os gestores municipais, e destes com o Ministério da Saúde num processo que envolve pactuação local, regional e estadual e a participação do controle social.
A segunda fase consiste na etapa de desenvolvimento do conjunto de ações que serão empreendidas pelas Equipes de Atenção Básica, pelas gestões municipais e estaduais e pelo Ministério da Saúde, com o intuito de promover os movimentos de mudança da gestão, do cuidado e da gestão do cuidado que produzirão a melhoria do acesso e da qualidade da Atenção Básica. Esta fase está organizada em quatro dimensões (Autoavaliação; Monitoramento; Educação Permanente; e Apoio Institucional).
A terceira fase consiste na avaliação externa que será a fase em que se realizará um conjunto de ações que averiguará as condições de acesso e de qualidade da totalidade de municípios e Equipes da Atenção Básica participantes do Programa.
E, finalmente, a quarta fase é constituída por um processo de pactuação singular das equipes e dos municípios com o incremento de novos padrões e indicadores de qualidade, estimulando a institucionalização de um processo cíclico e sistemático a partir dos resultados alcançados pelos participantes do PMAQ."

Coordenação de Acompanhamento e Avaliação da Atenção Básica - CAA/DAB
E-mail:
 pmaq@saude.gov.br
Desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação - NTI

 

grupo de avaliadores do PMAQ com os gerentes
da CF Felippe Cardoso: Letícia e Leandro



 




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