segunda-feira, 2 de julho de 2012

PARE DE FUMAR POR MEIO DO PROGRAMA DE CONTROLE DO TABAGISMO





Parar de fumar é um desafio. Mas, com a ajuda dos grupos de tabagismo oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, muitas pessoas têm deixado o vício.


Nos últimos 7 meses, desde que o programa foi implantado na Clínica da Família Felippe Cardoso na Penha,  aproximadamente 200 pessoas procuraram ajuda para parar de fumar por meio do Programa de Controle do Tabagismo, onde aproximadamente 70 pessoas pararam de fumar.

"Para ingressar no programa é necessário a participação nos grupos, tendo como critério que a pessoa tenha o desejo verdadeiro de parar de fumar", explicou a enfermeira coordenadora da iniciativa, Sarah de Souza. Segundo ela, o passo mais importante é se conscientizar dos males que a nicotina pode causar, e então decidir começar o processo de cessar o uso.

Os interessados em deixar o vício podem procurar a unidade, onde são disponibilizadas vagas mensais para inscrição de interessados, onde serão imediatamente encaminhados para a próxima reunião.

O atendimento é realizado primeiro individualmente através de entrevista estruturada e orientações, e depois o fumante é encaminhado para quatro sessões fundamentais, que são feitas em grupo, de forma semanal. Após essa base, a pessoa pode ainda continuar a freqüentar as reuniões de manutenção uma vez por mês, durante cerca de um ano, onde a partir daí é considerado um ex-fumante. "Nas reuniões que inicialmente são semanais, são trabalhados os três campos de dependência do cigarro: química, psicológica e comportamental. Além do corpo depender da nicotina, a pessoa tem a dependência psicologicamente ao vício, e também precisa abandonar o hábito de fumar", explicou a coordenadora.


Além das reuniões de aconselhamento em grupo, o programa também oferece material educativo, e em casos extremos, medicação de reposição de nicotina e antidepressivos, sob orientação médica dos profissionais responsáveis e treinados pela Coordenadoria de Controle de Tabagismo do município. "A pessoa necessita antes de tudo, ter o desejo de mudança de vida", disse.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Nossa Senhora da Penha, 42 - Penha - Rio de Janeiro - RJ

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 19h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3977-7661 / (21) 98464-0393

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...