quinta-feira, 22 de março de 2012

Dia Mundial da Água - 22 de março. Evite o desperdício!

A Agência Nacional de Águas está promovendo eventos seguindo a temática para trazer ao debate a ligação que há entre água e segurança alimentar.

 Este é o ano em que o Dia Mundial da Água, 22 e março, traz à tona reflexões e discussões em torno do tema “Água e Segurança Alimentar”. Definido anual e mundialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU), a proposta para 2012 é ousada e esperam-se profundas discussões e ações concretas dos países para melhoria da qualidade de vida em todo o planeta.

A Agência Nacional de Águas está promovendo eventos seguindo a temática para trazer ao debate a ligação que há entre água e segurança alimentar, como a exposição “Água na Medida Certa: a Higrometria no Brasil”, aberta ao público de 22 a 30 de março, no Museu Nacional, em Brasília, mostrando a evolução da rede hidrometeorológica ao longo dos anos e como suas informações são de relevância para o gerenciamento dos recursos hídricos brasileiros.

Com toda essa preocupação com o meio ambiente e o risco da escassez de água no futuro a preocupação em evitar o desperdício de água ficou redobrada. Para contribuir na economia desse recurso natural fundamental para nossa existência listamos algumas dicas:

- Ao escovar os dentes evite deixar a torneira aberta, abra somente quando for enxaguar. Faça o mesmo quando for fazer a barba ou lavar as mãos.

- Certifique-se da manutenção da válvula do vaso sanitário, evite dar descargas sem necessidade, e quando fizer aperte a válvula somente durante o tempo necessário.

- Não jogue lixo como papel higiênico, absorventes, fraldas e etc. no vaso sanitário, isso pode causar entupimento.

- Evite banhos muito demorados, no máximo até 6 minutos seria o ideal, só ligue o chuveiro depois que estiver pronto para entrar no banho (sem roupa) e procure desligá-lo enquanto se ensaboa isso pode economizar até 30 litros de água banho.

- Evite lavar roupa varias vezes por semana, espere que um bom volume se acumule, lavando a roupa da semana no menor número de vezes possível (de preferência lave tudo de uma vez só).

- Enquanto lava as roupas na mão, deixe a torneira fechada enquanto ensaboa as roupas, deixe de molho em baldes ou bacias e abra somente quando for enxaguar.

- Não exagere em produtos como água sanitária, verifique sempre a recomendação da embalagem.

- Use a maquina de lavar sempre no volume máximo, reaproveite a água da máquina, para lavar o quintal, por exemplo.

- Quando for lavar verduras, deixe-as de molho na água e no vinagre por alguns minutos, depois lave.

- Ao lavar louça deixe os pratos, panelas de molho, e mantenha a torneira fechada na hora de ensaboar.

- Utilize detergentes e sabões biodegradáveis que não poluem os rios.

- Em caso de uso da “lava-louças” espere que a louça se acumule para utilizar a maquina no volume máximo.

Seguindo essas dicas você contribui não só com a preservação de um bem muito precioso para o planeta como também auxilia na economia do seu dinheiro, reduzindo as contas de água.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Nossa Senhora da Penha, 42 - Penha - Rio de Janeiro - RJ

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 19h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3977-7661 / (21) 98464-0393

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...