quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Água e boa alimentação são fundamentais para quem quer ter energia no carnaval

Para aguentar os dias de folia, tente não descuidar da alimentação. Esta é a dica de médicos e nutricionistas, que sugerem uma dieta rica em vitaminas e minerais para quem quer festejar à vontade. O mais importante é investir na hidratação para evitar a dor de cabeça, o cansaço excessivo e a fraqueza muscular. Dois litros de água ou uma garrafa pequena a cada hora no sol ajudam a manter o corpo hidratado. Quem passar o dia sob o sol deve beber mais água.
É recomendado 3,5 litros de água por dia para um homem adulto. Para as mulheres 2,5 litros de água por dia são suficientes. Isso para um clima médio de 20º a 25º C. Em temperaturas mais elevadas a necessidade da ingestão de líquidos é maior, por isso fique atento às necessidades do seu corpo.

Crianças e idosos se beneficiam muito da água de coco, rica em minerais como potássio e que recarrega as baterias em segundos. Evite os refrigerantes diet ou normais, principalmente os com cafeína, que em excesso podem desidratar. Pão, frutas e macarrão
Como é praticamente impossível ficar longe do álcool, tente intercalar as latinhas de cerveja com um ou dois copos de suco de frutas ou água. Assim é possível manter o pique por mais tempo e a ressaca é menor no dia seguinte. Um café da manhã reforçado para quem vai acordar cedo para passar o dia nos blocos. Beber de estômago vazia só traz prejuízos, e as chances de ir embora da festa antes da hora aumentam.
Opte pelos pães e cereais integrais, laticínios desnatados , como leite, iogurtes e queijos magros, além de frutas e sucos. Evite refeições gordurosas, como as carnes gordurosas, frituras, feijoadas, pizzas, embutidos, queijos amarelos e molhos à base de creme de leite ou maionese, pois demoram muito para serem digeridas.
Ao longo do dia, dê preferência aos cereais integrais, como as massas e o arroz, e aposte nas batatas, aipim, inhame ou milho cozido, que fornecem energia. Para prolongar a saciedade, adicione uma proteína como frango sem pele, peixe ou queijos magros.
Durante a folia, coma barras de cereais light, frutas secas e frutos oleaginosos (nozes, castanhas ou amêndoas) que repõem a energia gasta. No fim da noite, realize refeições mais leves como sanduíches naturais e sucos de frutas. É importante realizar cerca de 6 refeições pequenas ao longo do dia, comendo de 4 a 5 horas para suportar o desgaste físico e manter uma boa energia durante todo o carnaval.
Quem não tiver tempo para almoçar ou jantar deve apostar nos lanches leves, práticos e rápidos. Picolés de fruta, os sanduíches naturais sem maionese (prefira ricota ou cottage), e as vitaminas de frutas.
O problema maior do Carnaval está no consumo exagerado de bebidas alcoólicas durante a festa.
Os altos níveis de álcool geram riscos de queda das taxas de glicose do sangue, com tonturas, sudorese e desidratação, podendo levar ao torpor ou até ao coma. As bebidas alcoólicas também deprimem o sistema imunológico e facilitam a instalação de doenças infecciosas.
Se exagerou na bebida, pegue leve no dia seguinte. Evite o álcool para deixar o corpo se desintoxicar e aposte em alimentos ricos em vitaminas e minerais, como frutas, sucos naturais, cereais integrais, feijão, água de coco, pão e macarrão.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Nossa Senhora da Penha, 42 - Penha - Rio de Janeiro - RJ

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 19h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3977-7661 / (21) 98464-0393

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...