quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Hoje é o Dia nacional de combate a Tuberculose

A tuberculose é uma doença que pode ser prevenida, tratada e mesmo curada, e  ainda mata cerca de 4,7 mil pessoas todos os anos no Brasil. Os dados são do Fundo Global Tuberculose Brasil, que preparou ações em todo o país para marcar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, lembrado nesta quinta-feira.

A data foi criada em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose. A doença infectocontagiosa afeta principalmente os pulmões, mas também pode ser identificada em órgãos como ossos, rins e meninges .



A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que podem ser aspiradas por outro indivíduo. Pessoas com aids, diabetes, insuficiência renal crônica, desnutridas, além de idosos doentes, alcoólatras, viciados em drogas e fumantes são mais propensos a contrair a tuberculose.



Existem vários fatores que facilitam a contaminação no Brasil:

- devido à pobreza,

- a aglomeração de casas aumentando a disseminação principalmente dentro das comunidades carentes,

- devido a falta de saneamento básico e acesso a saúde.



Nos ultimos anos na cidade do Rio de janeiro, devido a criação e melhorias da varias unidades de saúde (Clínicas da Família, Postos de saude UPA´s) inicio-se a uma melhora visível na prevenção, diagnóstico e tratamento da tuberculose.



Para prevenir a doença é necessário imunizar crianças de até 4 anos – sobretudo as menores de 1 ano – com a vacina BCG. A prevenção inclui ainda evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados.



Fonte: Jornal do Brasil

http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2011/03/24/tuberculose-ainda-mata-47-mil-pessoas-todos-os-anos-no-brasil/

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Nossa Senhora da Penha, 42 - Penha - Rio de Janeiro - RJ

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 19h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3977-7661 / (21) 98464-0393

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...