quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Grupo de Tabagismo CFFC

  Foi realizado no dia 21/09, na nossa clínica, o primeiro grupo de controle do tabagismo, coordenado pela Enfermeira Sarah, Enfermeira Shirley e Drª Cristina.

Contamos com a presença de 12 usuários de nossa área de abrangência.

   

    A Clínica da Família Felipe Cardoso é uma das diversas unidades disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que realizam ações de prevenção e tratamento para os cariocas que fumam. Na unidade, o tratamento é realizado por grupos de tabagismo que buscam prevenir a iniciação ao fumo e apoiam quem deseja abandonar o vício do cigarro. O trabalho busca principalmente motivar os participantes a parar de fumar enfatizando a importância da qualidade de vida. 



De acordo com a Enfermeira e coordenadora do grupo de tabagismo, Sarah de Souza, o tratamento tem a duração de oito meses de acompanhamento, e é divido em grupos com o máximo de 25 pessoas mensalmente interessadas em largar o tabaco, que passam por Quatro sessões de grupo. As inscrições para o tratamento são feitas na unidade, onde os usuários devem procurar a sua equipe de referencia para realizar sua inscrição e a comunidade é avisada com antecedência sobre o dia da realização dos encontros. “Nosso grupo de tabagismo é liderado por duas enfermeira e uma clínica geral, que reúne os participantes do programa uma vez por semana no primeiro mês de tratamento, uma vez por quinzena no segundo e, uma vez por mês nos demais meses. Quando necessário, é oferecido apoio com medicamentos”, informou.



A coordenadora ressaltou que a maioria das pessoas que participa do tratamento tem deixado o hábito de fumar segunda as estatísticas. “Este trabalho tem obtido bons resultados na cidade do Rio de Janeiro, onde estatísticas demonstram, que dos usuários que participam desdes grupos de apoio, um terço consegue deixar o vício do tabaco”, revelou. Segundo Sarah, em outubro serão abertas inscrições para um novo grupo de pessoas que desejam tratamento para abandonar o cigarro.



Sintomas - A dependência física é o primeiro responsável pelos sintomas da síndrome de abstinência quando se deixa de fumar; depois vem a dependência psicológica, que utiliza o ato de fumar como mecanismo de apoio social; e por último, o condicionamento, que utiliza associações habituais ao ato de fumar. “Por isso é importante que a pessoa que quer parar de fumar participe dos grupos de apoio nos postos de saúde”, alerta a coordenadora.





A SMS coordena o Programa de Controle do Tabagismo que oferece tratamento e grupos de manutenção em diversas unidades de saúde da cidade do Rio de Janeiro para pessoas interessadas em abandonar o vício do cigarro. Procure a unidade de saúde mais próximo de sua residência.









0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Nossa Senhora da Penha, 42 - Penha - Rio de Janeiro - RJ

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 19h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3977-7661 / (21) 98464-0393

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...