terça-feira, 21 de junho de 2011

DICAS DE COMO PROTEGER A SUA PELE

       Com a chegada do inverno, a pele precisa de atenção especial!


Durante a  época mais fria do ano, os cuidados com a pele devem ser redobrados! A tendência é a pele ser mais atingida por variações térmicas. O tempo frio, a baixa umidade e o vento podem causar ressecamentos, irritações e até descamações em algumas partes do corpo, uma vez que a hidratação natural é prejudicada pelas baixas temperaturas.
Lábio, rosto, pescoço, colo, braços, mãos e pés são as partes mais atingidas, já que são as áreas mais expostas.
Hidratação já!
Nesta época do ano, a preocupação com a hidratação deve ser redobrada, tanto interna quanto externamente.
A interna é realizada por meio do suor, que constituído por água e sais minerais, atravessa as várias camadas da pele. A externa é consequência de produtos farmacêuticos e cosméticos.
No verão, as altas temperaturas fazem com que o corpo produza mais suor, mantendo a pele sempre hidratada. Já no inverno, a produção de suor diminui e o corpo deixa de contar com essa alternativa de hidratação, sendo fundamental o uso de hidratantes. O ideal é usá-los após o banho.
Os óleos corporais trifásicos também ajudar, evitando que a pele perca água, mas não substituem os hidratantes. 
Beber bastante água diariamente também é importante. Dois litros por dia não é uma sugestão a ser seguida apenas em dias quentes! Vale ressaltar que a hidratação é feita de dentro para fora, portanto, mesmo sem sede, a água se torna um componente fundamental para a saúde da pele.
Durante o banho, atenção à temperatura!
A água deve ser morna, quase fria. E o banho não deve ser muito demorado.
O mecanismo de hidratação natural da pele é garantido pela capa mais externa dela, que impede a perda de líquido. Quando o corpo é exposto à água quente e aos sabonetes alcalinos, essa capa de proteção natural, chamada de lipoproteica, é removida, fazendo com que a pele perca água para o meio e desidrate.
O uso da bucha é permitido para o corpo, pois ajuda a eliminar células mortas. Mas fique atento, a hidratação após a esfoliação deve ser ainda mais cuidadosa!
Aquele enrugamento normal que acontece na pele quando ficamos muito tempo na água indica que sua pele está desidratada.
Para o rosto, use sempre água fria!
O rosto é a região do corpo que mais sofre com os efeitos do inverno! Por isso, evite a água quente! O uso de buchas ou esponjas também não é indicado. O ideal é usar uma loção ou gel de limpeza.
Além disso, é aconselhável lavar o rosto sempre antes de dormir, assim removemos todas as impurezas e poluição acumuladas durante o dia, desobstruindo os poros e deixando a pele respirar melhor.
Protetor solar sempre!
Pouca gente sabe que mais de 80% da radiação ultravioleta que atinge a nossa pele durante a vida corresponde a essa exposição do dia-a-dia. Por isso, engana-se quem pensa que a ausência do sol está diretamente ligada ao fim dos cuidados com proteção. Mesmo no inverno, o protetor deve ser usado todos os dias.
Clinica da Família com você na Promoção e Prevenção da sua SAÚDE.


0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Nossa Senhora da Penha, 42 - Penha - Rio de Janeiro - RJ

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 19h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3977-7661 / (21) 98464-0393

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...